TJSP aplica entendimento do STF e decide não ser necessária autorização para livro de caráter biográfico, prevalecendo o interesse da coletividade em detrimento do individual

A Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, no julgamento da Apelação nº 1011874-05.2018.8.26.0011, fundado no julgamento proferido pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 4815, entendeu que,  “tratando-se de obra biográfica, cujo objetivo é narrar as trajetórias e os eventos marcantes da vida do biografado, não é necessária a autorização de seus familiares para sua edição e publicação”.

Citou o entendimento da ministra Carmen Lúcia no julgamento da referida ADI, no sentido de que “a biografia é a escrita (ou o escrito) sobre a vida de alguém, relatando-se o que se apura e se interpreta sobre a experiência mostrada e que, não sendo mostrada voluntariamente, não foi autorizada pelo sujeito ou por seus familiares a ser transmitida para a coletividade (…) Biografia é história. A história de uma vida, que não acontece apenas a partir da soleira da porta de casa. Ingressa na intimidade, sem que o biografado sequer precise se manifestar. A casa é plural.

Embora seja espaço de sossego, a toca do ser humano, os que ali comparecem observam, contam histórias, pluralizam a experiência do que nela acontece. O biógrafo busca saber quem é o biografado pesquisando a vida deste. Investiga, prescruta, indaga, questiona, observa, analisa, para concluir o quadro da vida, o comportamento não mostrado que ostenta o lado que completa o ser o autor da obra que influencia e marca os outros”.

Com base nesses fundamentos, manteve sentença de primeira instância que havia afastado pedido de indenizatório.

Artigos

STJ TRATA DOS JUROS COBRADOS POR LOJAS NAS VENDAS A PRAZO. LIMITES

Em decisão deste ano, prolatada no REsp nº 1.720.656-MS, cujo Acórdão mereceu relatório da Ministra Nancy Andrighi, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que instituição não financeira, dedicada ao comércio varejista, não pode estipular juros superiores a 1% ao mês...